Hospital SMH realiza procedimento inédito no Estado do Rio
Category : Saúde
A equipe de cirurgia vascular do Hospital SMH – Beneficência Portuguesa de Petrópolis realizou um procedimento inédito no Estado do Rio. A cirurgia minimamente invasiva foi feita neste mês de outubro em um paciente com aneurisma de aorta abdominal.
O tratamento endovascular utiliza uma endoprótese para reforçar a parede da aorta (maior e mais importante artéria do corpo humano) na região do abdômen. Segundo o cirurgião vascular Marcus Vinicius Teles Ventura, o objetivo é evitar a ruptura do aneurisma.
“Este paciente já tinha colocado uma prótese, mas ela saiu do lugar. Utilizamos, então, o que há de mais moderno para fixar novamente a prótese, fazendo com que o sangue passe apenas por dentro dela”, explica o cirurgião.
O material usado pela equipe do Hospital SMH chegou há poucos meses no Brasil e é chamado endoâncora. Marcus Vinicius revela que são pequenos parafusos que medem apenas quatro milímetros.
“O procedimento durou três horas e foram colocadas dez endoâncoras”, disse o cirurgião sobre a intervenção realizada no dia 9 no setor de hemodinâmica do SMH.
A equipe médica que participou do procedimento foi composta também pelos cirurgiões vasculares Tiago Coutas (SMH), João Alberto Fay (SMH) e Jong Hun Park (Hospital Sírio Libanês, em São Paulo).