O HOSPITAL

Fachada hospitalHospital SMH – Beneficência Portuguesa na história, na vida e no coração de Petrópolis

Do nascimento até os dias de hoje, o Hospital SMH (Sociedade Médico Hospitalar) – Beneficência Portuguesa coleciona conquistas e realizações em sua história. Fundado em 25 de outubro de 1965, a unidade hospitalar cresceu em estrutura e serviços, e hoje é fundamental não só para os petropolitanos, mas para a população de regiões vizinhas. Com a inauguração do Instituto do Coração de Petrópolis, o INCOPE, em 12 de julho de 2012, o SMH passou a ser referência também no diagnóstico e tratamento de cardiopatias.

São três andares com 140 leitos comuns, 24 de UTI, 8 salas de cirurgia e mais de 400 profissionais. O hospital oferece atendimento humanizado, equipamentos modernos com tecnologia de ponta e ambiente projetado para garantir rapidez, conforto e segurança ao paciente.

Dez anos após sua inauguração, o espaço físico do hospital foi ampliado em 100% e a unidade passou a realizar exames de ultrassonografia e tomografia, serviço pioneiro na cidade na época. A evolução continuou e em 1995 foi inaugurada a Policlínica SMH – Xerém, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense do Rio. No mesmo ano, em 1979, nascia o plano de saúde SMH, que cobre consultas, exames e internações com abrangência estadual e tem mais de 100 médicos credenciados.

Dentro da estrutura do SMH funcionam clínicas e serviços de prevenção e diagnóstico. A Ultrascan é especializada em diagnóstico por imagem; e a Epineuro realiza a polissonografia, exame para o diagnóstico de distúrbios do sono. O hospital dispõe ainda de um laboratório de análises clínicas e banco de sangue próprio, setor de endoscopia digestiva alta e baixa, e serviços de fisioterapia ambulatorial e hospitalar.

O INCOPE é mais uma realização. Desde 2012, o setor, que inclui a cardiologia clínica, métodos de diagnósticos não invasivos, hemodinâmica (cardiologia intervencionista), cirurgia cardiovascular e Unidade Cardio Intensiva, oferece o melhor em serviços preventivos e de tratamento para doenças coronarianas. A parte da hemodinâmica, responsável pela realização de exames de alta complexidade, é uma das mais modernas e bem estruturadas do estado.

O SMH é um hospital moderno e humano, pronto para atender o paciente de forma rápida e eficiente.