Estudantes da UCP têm formação mais completa com estágio no Hospital SMH
Category : Saúde
Parceria firmada em março dará experiência em UTI a futuros fisioterapeutas.
O convênio firmado entre o Hospital SMH – Beneficência Portuguesa de Petrópolis e a Universidade Católica de Petrópolis (UCP) vai resultar na formação de fisioterapeutas ainda melhor capacitados para atender pacientes hospitalizados. Os alunos do curso passarão por estágio na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) e serão supervisionados pelos especialistas do Hospital SMH. A parceria iniciada em março de 2017 reflete em benefícios para a saúde da cidade.
A fisioterapeuta e professora Monica Luiza de Moura, responsável pela supervisão dos estudantes dentro do hospital, afirma que o estágio na UTI é fundamental para a formação dos acadêmicos.
“É uma vivência muito importante, pois o profissional em formação passa a acompanhar o paciente crítico, como aquele que faz uso de ventilação mecânica ou que precisou da traqueostomia (pequena abertura na traqueia, que facilita a respiração)”, explica Monica, se referindo a situações que necessitam de treinamento específico.
Para o diretor executivo do Hospital SMH, Fernando Baena, “formar mão de obra em nossa instituição é muito importante. Dessa maneira conseguimos reter profissionais qualificados em nossa cidade e também em nosso hospital”.
De acordo com o reitor da Universidade Católica de Petrópolis, Padre Pedro Paulo, o convênio é uma realização para as duas instituições e trará nas áreas educacional e de saúde.
“O ganho acadêmico-profissional será muito grande, pois teremos formados em curto prazo mais profissionais com ‘expertise’ em CTI. Isso os colocará em melhores condições para atuar e em grau maior de vantagem no que diz respeito à competitividade diante do mercado de trabalho”, pontua o reitor da UCP.
O objetivo das instituições é fechar novas parcerias para outros cursos do Centro de Ciências da Saúde da Universidade para estágios supervisionados dentro do Hospital SMH – Beneficência Portuguesa.
“Esta parceria inicia uma nova fase de relacionamento entre o ensino e a prática, dando maior vivência aos alunos com o apoio do nosso corpo clínico”, conclui o diretor geral da unidade de saúde, Valter José Sillero.